quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DESIGN DE BAMBU NO MUNDO - INDIA


Em todo mundo o bambu está surgindo como uma alternativa sustentavel para o Design do Objeto de Uso. A isso devemos aos asiaticos, os pioneiros no uso desse material natural e altamente renovavel. Há seculos que o Oriente em geral usa o bambu para os mais diversos fins, principalmente os japoneses e chineses. O bambu é uma planta da familia das gramineas e calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes, menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até  em torno de 4000m). È uma planta fantástica e só há poucos anos que o Ocidente começou a ver o seu potencial de uso, principalmente agora com os problemas climáticos a nivel mundial e da urgente  necessidade de produtos renovaveis.
O Brasil já acordou para a utilização do bambu na Arquitetura e Design, mas ainda está atrasado com relação aos outros paises que viram nele a sua imensa capacidade de desenvolvimento de novos produtos. Também faltam informações sobre as suas características tecnicas como material de uso, os metodos de produção,   as vantagens economicas e ecologicas e a sua versatilidade. Não há também estudos de mercado e apenas alguns centros universitarios com os seus briosos  pesquisadores exploram o potencial do bambu na Arquitetura e Design, como também, algumas poucas pequenas empresas trabalham nesse sentido. Faltam incentivos, investimentos  e coragem. Mas alguns paises investem nele, como uma alternativa real, enquanto pesquisa e desenvolvimento, enquanto emprego e renda e viabilidade economica. Como é o caso da India.
O designer Sandeep Sangaru está a frente de um projeto para desenvolver um Sistema deMobiliario em Bambu. Com a ajuda de um grupo de artesãos da aldeia de Sankhela, Tripura, uma região abundante em bambu, ele desenvolve coisas notaveis e dignas de louvor.  Com plantações organizadas em cooperativas, Sangaru desenvolveu o sistema “FARDO” de moveis para uso local. Tudo foi feito com ferramentas manuais e sempre levando em conta as altas qualidades fisicas do material.  As fibras do bambu quando usadas de maneira correta, suportam grandes esforços de  tensão e compressão. O desenvolvimento estrutural se baseia nas tiras cortadas com espessuras e larguras que suportem grandes pesos e tensões, nas armações das tramas e nos tubos de bambu escolhidos com determinados diametros em função de cada projeto. Alem disso, ele se preocupou em aliar a tecnica artesanal de fabricação ás tramas estruturais, baseados em estudos que combinam o Design com a Estrutura Formal do objeto de uso.
Mostramos agora alguns desses resultados. Um Design de alta qualidade formal e de uso, desenvolvido de maneira ecologicamente correta, de otima feitura  e sempre explorando a capacidade física do material.Louvamos o esfoço e parabenizamos a iniciativa pela qualidade dos resultados. Soluções que cabem em qualquer bolso.

1 - O ESTUDO DAS TRAMAS
   

2 - A MONTAGEM  E ESTRUTURAÇÃO DAS PEÇAS
   

3 - OS RESULTADOS FORMAIS E DE USO

ESTANTES
 
 

MOBILIARIO
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário