quarta-feira, 20 de julho de 2011

Antioxidantes naturais

O poder medicinal das ervas aromáticas e especiarias

AÇAFRÃO: antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.

AIPO OU SALSÃO: digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético.
Uso: sopas, minestrone e salpicão.

ALECRIM:digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico. Uso: carnes e massas.

ALFAVACA ou MANJERICÃO CHEIROSO: digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais.
Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.

ALHO: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue. Uso: carnes, aves, molhos em geral e refogados.

BAUNILHA: estimulante, afrodisíaca e digestiva.
Uso: perfumar bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores.

CANELA: digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.
Uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).

CARDAMOMO: antioxidante, estimulante e digestivo. Uso: pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.

CEBOLA: antioxidante e digestiva.
Uso: pratos salgados.

COENTRO: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite. Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães.

COMINHO: diurético, auxiliar no tratamento de gases. Uso: molhos, cremes, peixes, carnes, assados, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.

CRAVO-DA-ÍNDIA: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol. Uso: doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e chutney.

CURRY: é feito com até 65 tipos de especiarias diferentes. Estimulante e digestivo. Uso: culinária indiana, arroz.

ERVA-DOCE: combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
Uso: A base da haste é usada como legume. As folhas podem ser servidas em saladas ou guarnecendo outras preparações.

ESTRAGÃO: estimulante de apetite; alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruação, diurético.
Uso: saladas, sopas, assados de forno, peixes, carnes, aves e molhos.

GENGIBRE: antioxidante; ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento.
Uso: cru como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco.

HORTELÃ: estimulante, digestiva. No Recife, o pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças.
Uso: chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente.

LOURO: antioxidante, digestivo; estimula o apetite; é auxiliar no tratamento da gripe.
Uso: cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes.

MOSTARDA: antioxidante.
Uso: conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).

NOZ MOSCADA: afrodisíaca, é usada para problemas hepáticos. Uso: doces, molhos e massas. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para dar seu aroma.

ORÉGANO: digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais. Uso: molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetinhos (de carneiro e porco).

PÁPRICA: estimulantes e digestivas. Uso: pode ser usada no lugar da pimenta seca.

PAPOULA: digestiva.
Uso: bolos, pães, tortas, doces e molhos.

PIMENTAS: antioxidantes; purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade, nas dores reumáticas (compressas locais). Uso: pratos salgados.

SALSINHA: favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas.
Uso: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.

SÁLVIA: digestiva, antioxidante; auxiliar no tratamento de problemas de fígado, suor excessivo, ansiedade, depressão e sintomas da menopausa. Uso: carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, queijos e saladas.

TOMILHO: digestivo, desinfetante, anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino. Uso:sopas, aves, peixes, carnes, saladas, molhos, preparações a base de tomate.



domingo, 17 de julho de 2011

O USO DOS INCENSOS


SEMPRE PERGUNTAM O MOTIVO DO USO DO INCENSO… E SEMPRE RESPONDO: O INCENSO É SAGRADO! É UMA FORMA  DO  SAGRADO  PENETRAR EM NOSSA ESSÊNCIA. DESDE ANTES DE CRISTO ELES JÁ ERAM UTILIZADOS DE VÁRIAS FORMAS.
TODAS AS RELIGIÕES E POVOS  EM SEUS SAGRADOS SAGRAMENTOS  OS UTILIZAM:
Egípcios: são, talvez, os mais antigos na arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto. Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia como: “O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram.” Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte. Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.
Hindus: sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e, a Índia (nos tempos antigos) sempre foi celebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como: benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.
Judeus: no Velho Testamento encontram-se várias referências ao seu uso entre os judeus. Geralmente os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII antes de Cristo. O primeiro incenso era composto de poucos ingredientes: estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro, e sua preparação era semelhante aos sacerdotes egípcios.
Gregos: começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.
Budistas: começou a ser difundido por volta do século VII a.C.; e junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.
Romanos: muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.
Cristãos: foram os que mais demoraram a adotar o incenso em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e outros serviços.
Islâmicos: não há referencia ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume pode ser usado como uma referência aos mortos.
Outros cultos: é um acessório comum às cerimônias mágicas, para neutralizar as energias negativas, por exemplo, ou usado nos métodos de encantamentos. As letras do nome da pessoa para qual é feito o encantamento indicam qual o perfume necessário. Os materiais mais usados são: olíbano, benjoim, estoraque, sementes de coentro, aloés (babosa), entre outros.As energias (os fluidos) são muito importantes para o sucesso das nossas magias. São a alma da magia! Boas energias, energias positivas são como uma “passadeira vermelha” que dá as boas-vindas aos nossos sonhos e anseios.
Como já anteriormente referi, em Incensos para atrair dinheiro, é preciso mais do que acender um incenso e esperar que ele faça tudo sozinho. Temos de nos envolver no processo e agir de “corpo e alma”…
A para da preparação do incenso adequado para atrair prosperidade, é necessário criarmos disponibilidade mental para recebermos as influências positivas do defumadouro.
Você tem de acreditar! Receberá as dádivas da essência, se confiar nela. Porque, na verdade, o uso de um preparado à base de resinas puras e óleos naturais é uma magia simples, mas poderosa e muito eficaz! Ela resulta mesmo!
Têm-me dito que, no princípio, é difícil que não surja uma duvidazinha… Mas, aos poucos, com treino mental, o pensamento positivo vence.  É este pensamento positivo que “alimenta” de energia as potencialidades mágicas do  incenso que você acendeu. Depois, os bons resultados são a motivação para futuras magias bem sucedidas.
Fico feliz, cada vez que me dizem: “Consegui, Erva Doce! Você tinha razão! Funcionou bem comigo!”
É tão fácil! Basta acreditar no poder das essências e na Magia!

Tipos de Incensos
Os incensos devem ser acesos para energizar e transmutar as energias aonde se encontram. Funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos locais.
Para cada uso, existe um tipo específico e uma essência a ser utilizada. Podem ser em pastilhas, palitos, pó, e outras formas existentes no mercado.
Segue-se abaixo, uma pequena lista de alguns tipos e suas propriedades.
Arruda: confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.Acácia: evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo.Absinto: favorece a clarividência, e também, para proteção e amor.Alecrim: afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de pensamentos.Alfazema: eleva o astral e transmite tranqüilidade.Almíscar: aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição.Angélica: aumenta a proteção.Artemísia: faz aflorar a clarividência.Anis estrelado: atrai a boa sorte.Benjoim: aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos.Camomila: melhora as finanças e acalma emocionalmente.Canela: é indicado para questões financeiras e tranqüiliza o ambiente.Cânfora: aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa.Cedro: aumenta a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas.Cipreste: aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.Coco: traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.Cravo: abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.Erva cidreira: confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.Erva doce: eficaz contra “olho gordo”; como também promove a harmonia e paz.Eucalipto: renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local.Hortelã: anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.Jasmim: aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente.Lavanda: elimina a depressão e confere um sono tranqüilo.Manjericão: traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.Mirra: estimula a intuição.Noz moscada: alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida.Orquídea: indicado para purificar o ambiente de trabalho e ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.Patchuli: traz abundância e reativa a fertilidade.Pimenta da jamaica: elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.Pinho: atrai proteção e aumenta a fertilidade.Rosa branca: limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor.Sândalo: ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição.Sândalo branco: traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.Vertiver: é a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte.Violeta: ajuda a espantar as energias negativas.
Os Incensos e os Signos
Áries: mirra ou cipreste, almíscar, angélica, ópium, rosa musgosa, alecrim.Touro: sândalo, camomila, arruda, orquídea.Gêmeos: canela, âmbar, indiano e eucalipto.Câncer: cânfora, jasmim, maça rosada.Leão: amor perfeito, cedro, lótus, rosa branca, sândalo vermelho.Virgem: canela, cravo da índia, rosa musgosa, angélica, benjoim.Libra: eucalipto, calêndula, cedro, jasmim, orquídea.Escorpião: almíscar canforado, flor do campo, lótus.Sagitário: alfazema, alecrim, sândalo amarelo.Capricórnio: arruda, benjoim, cravo da índia, sândalo vermelho.Aquário: cedro, flores do campo, eucalipto, rosa branca.Peixes: cânfora, jasmim, mirra, opium, sândalo amarelo.

Maneiras de se acender o Incenso
Se preferir acender com um isqueiro, é sinal que acredita em sua força mental e em seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita.
Se preferir acender com um fósforo, significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e sílfides, estarão ajudando na limpeza de sua casa.
Ao acender o incenso, mentalize uma oração (a que mais lhe agradar).
Limpeza dos Ambientes
Segure o incenso com a mão esquerda, e percorra cada canto dos cômodos de sua casa.
Não pare a sua oração mental ou falada, pois tudo o que é negativo está impregnado nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível.
Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos.
Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.
Senão puder acender um, todos os dias, faça-o pelo menos de 3 em 3 dias.
Se algumas pessoas sentirem-se incomodadas com o perfume ou até mesmo acabarem brigando com você, lembre-se de que o gênio contrário ou os espíritos inferiores não suportam ficar no mesmo espaço físico onde existam perfumes mágicos e acabam tentando fazer com que o seu uso seja interrompido.

Além da origem das essências que selecionei  para as nossas magias, que devem ser de confiança, é importante o espaço onde acendemos o nosso  defumadouro.
Queimar incenso é um ato mágico! Não deve, por isso, ser profanado.
Vamos pensar um pouco: ao ser queimado, o incenso liberta um fumo aromático carregado de propriedades místicas. Ao elevar-se, esse fumo “transporta” consigo os votos que formulamos enquanto queimamos aquela essência específica.
Ora, o local onde acendemos o incenso deve ser propício ao encaminhamento espiritual.
As essências contêm princípios ativos que, ao encontrarem um ambiente de paz e de “luz” se elevam até à dimensão onde vão agir.
Eu encanto-me cada vez que acendo os meus incensos, como se fosse sempre a primeira vez que vejo o fuminho a elevar-se e a dar corpo aos meus  votos …
Barulho, confusão, poluição, desarrumação… perturbam “o trabalho” do incenso!
Prepare a divisão da casa onde vai acender o seu incenso.
Escolha, de preferência, uma que tenha luz natural e deixe entrar a claridade do dia ou o luar (se for à noite).
Se a sua condição física lhe permitir, sente-se no chão, sobre uma manta, de forma confortável.
À sua volta deve haver paz e harmonia, daí que convém que o espaço esteja liberto de muitos objetos decorativos e de roupas por arrumar ou móveis em excesso.
Opte, se possível, por uma iluminação natural: ou luz solar ou velas. Mas não precisa abusar da claridade… Uma leve penumbra propicia a sua concentração nos votos que está a formular enquanto queima o seu incenso.
Tente realizar a sua magia numa hora de sossego. Ruídos e distrações interferem com a eficácia do defumadouro. Escolha um momento em que possa recolher-se sem que haja interrupções de espécie nenhuma. E não se esqueça de desligar o celular!
“Chama dinheiro” é o nome dado ao incenso que ajuda a resolver problemas económicos.
São várias essências que podem ajudar no campo financeiro.
Hoje, vou falar de uma forma simples e muito eficaz de produzirmos o nosso próprio incenso que nos ajudará a encontrar soluções para as nossas dificuldades econômicas.
Mas não existem os pauzinhos de incenso já prontos a acender? Existem sim, mas se fizermos nós o nosso próprio incenso ele estará “carregado” com as nossas próprias intenções.
Você vai precisar de uma mão cheia de carvão vegetal (daquele que se usa para fazer churrasco); incenso em grão e pau de canela ou mirra ou aparas de madeira de cedro ou vetiver – o equivalente a uma colher, das de sopa ,de qualquer de uma destas “essências”.
Aconselho que use um pratinho de barro cru para o seu incenso. É mais natural e não quebra o bom fluído!
Coloque o carvão no pratinho e ateie o fogo com um (palito de) fósforo. Não sopre. Não sopre nunca! Deixe apagar a chama, mas conserve as brasas bem “vivas”.
Suavemente e em círculos, no sentido dos ponteiros do relógio, polvilhe as brasas, primeiro com o incenso, e, logo de seguida com a essência.
Durante todo o procedimento, deve concentrar-se nos seus objetivos. Comece por encarar os problemas com que se depara e, seguidamente, pense em soluções positivas e mantenha esses pensamentos enquanto o incenso se consome.
Pode fechar os seus olhos ou não. Eu gosto de olhar para o fumo do incenso a elevar-se e vejo nele a concretização dos meus desejos.
Lembre-se que todos os passos são importantes, desde a preparação dos materiais até à evocação!
BOA SORTE!